A Tecnologia do Deslocamento

Você sabe o que é geolocalização? Em uma definição rápida e sucinta, é a localização geográfica de um ponto no mundo. No entanto, este conceito aliado às mudanças tecnológicas têm transformado a relação das pessoas com seus dispositivos móveis. A tecnologia da geolocalização implantada em smartphones e computadores permite que estes se localizem geograficamente à partir de inteligência artificial e comuniquem aos seus donos dados e informações sobre o local e os arredores em que se encontram.

Em um serviço de GPS pelo celular, esta tecnologia pode informar uma rota melhor para quem está dirigindo. Nas redes sociais, a geolocalização mostra publicações de outras pessoas próximas a você ou até publicidade relacionada ao local onde você se encontra. A inovação vêm sendo implantada nos mais diversos tipos de aplicativos, nos para compras aos de relacionamento. Apesar das controvérsias que causa, principalmente as voltadas à questão da privacidade, o fato é que a geolocalização veio para mudar o modo como os dispositivos móveis e outras tecnologias são usadas.

E como a geolocalização pode ser aplicada no jornalismo? Parece um pouco difícil de pensar a atuação do repórter nesse contexto, mas a verdade é que a tecnologia já está sendo usada no fazer jornalístico e pode até mudar a forma de como uma notícia é apurada. Existem vários jornalistas que já usam o serviço em aplicativos, como o Twitter, para restringir informações sobre algum local específico. Há ainda outros com funções mais particulares, como o Localmind, onde você faz perguntas sobre algum local e recebe respostas de alguém que está lá em tempo real.

A geolocalização promete continuar mudando a forma como nos comunicamos com outras pessoas e instituições, além de trazer cada vez mais novidades para o modo como trabalhamos e interagimos em nossos ambientes de trabalho, seja ele o jornalismo ou qualquer outro. Pensando nisso, o mapa abaixo foi feito para que você possa acessar informações e fotos sobre determinados pontos que marquei, além de rotas com dados como distância, tempo de deslocamento e coordenadas para se mover de um ponto a outro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s